Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RONDÔNIA - A carreta do projeto Roda Hans, do Ministério da Saúde (MS), estará em Porto Velho de 03 a 07 de julho realizando exames para detectar casos de hanseníase e tirar as dúvidas da população. O trabalho do MS é realizado em parceria com as Secretarias de Saúde do Município (Semusa) e do Estado (Sesau).
“Qualquer pessoa que apresente uma mancha esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada que seja dormente, deve procurar a carreta para realizar uma consulta médica, levando o cartão do SUS”, alertou Sheila Arruda, coordenadora de Hanseníase da Semusa.
A enfermeira Adriani Castro esclareceu que o ano de 2017 encerrou com 56 casos novos da doença em Porto Velho. “Esteano, já temos 34 casos, Não podemos permitir que continue aumentando, por isso convocamos a população para ir até acarreta e tirar suas dúvidas”, alertou a enfermeira.
Capacitação
Os técnicos da Sesau e Semusa que fazem parte da coordenação de combate a doença promovem, nesta segunda-feira, 02, no Rondon Palace, a capacitação dos profissionais da atenção primária que vão realizar os atendimentos na carreta na capital.
Além de efetuar os exames, a intenção do Ministério da Saúde com a campanha é conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase.
Cronograma - atendimento
02/07 - capacitação dos Técnicos no Rondon Palace Hotel, de 8 h às 12 h e de 14 h às 18 h.
03 e 04 /07- A carreta atenderá na Unidade de Saúde Socialista (manhã e tarde)
05/07 - A carreta atenderá na Unidade de Saúde Castanheira (manhã e tarde)
06/07 – A carreta atenderá na Praça das Três Caixas D’água (somente à tarde)
É imprescindível levar o cartão do SUS
Fonte: Semusa