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    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte recebe em média 150 pessoas/dia

Opções de serviços e facilidade de acesso ao novo prédio são os fatores que contribuem para aumento da procura


Assessoria

Publicada em: 13/11/2018 15:39:25 - Atualizado

Após seis meses de instalação em novo prédio e endereço, os atendimentos no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC) dobraram, segundo Orlando Barbonaglia da Silva, delegado regional da Receita Estadual 1ª Região. Atualmente, cerca de 150 contribuintes buscam auxílio diariamente no Centro a procura de informações sobre tributos ou negociação de dívidas.

Em partes, a motivação deriva do fato de no CIAC ter a opção de realizar vários serviços. “Antes, quando o contribuinte estava cadastrado na Dívida Ativa, precisava dar entrada no processo em um prédio, continuação na negociação em outro e isso cansava a pessoa, que envolvida em demandas do dia-a-dia, por vezes desistia de negociar”, detalha.

Outro fator associado é a facilidade de acesso ao novo prédio, que está sediado agora numa rua mais tranquila, que facilita o estacionamento. Antes os atendimentos eram oferecidos na avenida Jorge Teixeira, agora o CIAC fica na avenida Tiradentes, em frente ao Comando Geral da Polícia Militar. “Ficou bom tanto para o contribuinte quanto para o servidor”, garante Orlando. “O espaço é mais amplo, com maior oferta de serviços, o ambiente está mais salubre, mais arejado”, complementa.

Outro fator que vem atraindo a atenção do contribuinte é a oferta de parcelamento em alguns tributos, como do IPVA, por exemplo: o vencido está sendo negociado em até nove parcelas, sem juros.

No CIAC, os contribuintes também recebem atendimento ou informações referentes a outras situações, como: Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) – um tipo de tributo usado para doação e abertura de processo de inventário. 

Atendimento ao Produtor Rural, como cadastro e impressão de DARE, lançamento de isenção fiscal e processo de isenção para pessoa com deficiência (PCD), também são realizados no CIAC, além do trabalho de fiscalização tributária de Porto Velho. “Em resumo, no mesmo local, há a junção de vários órgãos do Estado que lidam com recuperação de dívidas”, afirma Orlando. 

“Dessa maneira, se o contribuinte chega com a mínima vontade de ser regularizar, sai com a dívida negociada, com condições de parcelamento ou até mesmo paga”, completa.

Foi mesmo, dessa maneira, com Luiz Madeiros Sampaio, que veio do município de Extrema regularizar uma situação de sua empresa, de atuação no ramo de combustível. “Fiquei satisfeito porque resolvi tudo numa manhã. Tive acesso ao gabinete, aos diretores, considero o atendimento bastante acessível. Acredito que a melhora no atendimento como um todo parte da valorização do funcionário, que num ambiente melhor para trabalhar nos retorna com um melhor atendimento”, diz.

De acordo com Orlando Barbonaglia, os contribuintes de todo o estado também podem buscar atendimento por meio do portal eletrônico, endereço: www.sefin.ro.gov.br


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