Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
Exames por imagem serão realizados com mais rapidez
RONDÔNIA - Será realizada nesta sexta-feira (21) a inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI), que ofertará atendimento no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. O Centro de Diagnóstico é referência no estado na realização de diagnóstico por imagem de alta complexidade. No local será realizada a primeira ressonância pública de Porto Velho.
Luis Eduardo Maiorquin, secretário estadual de Saúde, garante que o aumento da oferta de serviços representa ganho para a população, que poderá realizar exames como ultrassonografia 3D, tomografia computadorizada, broncoscopia, endoscopia, colonoscopia, Raios-X digital e mamografia. “O CDI atuará como reforço implantado pelo governo de Rondônia para o fechamento de diagnóstico por imagens”, disse o secretário.
Além de proporcionar acessibilidade à população para realizar exames de alta complexidade, o CDI atuará na retaguarda para os serviços já oferecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “Daremos resposta em tempo mais hábil ao diagnóstico ao paciente, ou seja, o tempo de espera será menor”, comemora o secretário.
O primeiro passo para a realização de exame é o pedido médico, que deve ser feito por um profissional credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS); em seguida, a solicitação será encaminhada à Gerência de Regulação, que agendará o exame atendendo ao critério da equidade, dando prioridade para os atendimentos mais urgentes. “Os atendimentos serão respaldados por ordem, seguindo critério técnico do médico, com atendimento justo a todos. Uma resposta à população que necessitava deste atendimento especializado”, reforçou Maiorquin.
Os exames terão a emissão e disponibilização de laudos eletrônicos e impressos em todos os níveis de complexidade, como referência estadual para a demanda da rede hospitalar e ambulatorial de média e alta complexidade, e suporte à região de Saúde Madeira Mamoré compreendida pelos municípios de Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho, regulados por meio da Gerência de Regulação Estadual. Além de assistência e execução dos serviços de diagnóstico por imagem, O CDI vai oferecer serviços de agendamento centralizado (call center), sistema de informação da radiologia (RIS) e sistemas de gerenciamento arquivamento e distribuição de imagem (PACS).
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) é uma obra construída no complexo hospitalar Dr. Ary Pinheiro, com recursos das compensações sociais da UHE Jirau e contrapartida do Estado de Rondônia.