Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
Abertura contou com a realização do curso: Visão geral da Licitação Pública e Termo de Referência
RONDÔNIA - Servidores que atuam no controle interno e nas gerências ou diretorias administrativas financeiras no Executivo Estadual participam de cursos que fazem parte do Plano de Capacitação da Escola de Governo, que está sendo realizado em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE).
A abertura foi realizada na manhã de terça-feira, 29, no Palácio Rio Madeira com a realização do curso: Visão geral da Licitação Pública e Termo de Referência, este módulo – realizado em parceria com a Superintendência Estadual de Licitações (Supel) – contou com expressiva participação de servidores que lotaram o salão nobre Rosilda Shockness, no edifício Pacaás Novos, em Porto Velho. “Os cursos servem como um nivelamento, tanto para apresentar os temas para novos gestores quanto para atualizar os que já atuam no Governo”, garante Francisco Lopes Fernandes Netto, controlador geral do Estado.
No primeiro módulo foram repassadas informações para regulação básica relativa ao processo de Licitação Pública e elaboração de Termo de Referência, temas de extrema relevância nos procedimentos administrativos e financeiros realizados pelo governo do Estado.
Os cursos foram viabilizados por meio de um termo de cooperação técnica firmado entre a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep), a Escola de Governo e a Controladoria Geral do Estado e serão realizados nos meses de janeiro e fevereiro e contam com representantes de todas as secretarias. Além dos gestores, se cadastraram, também, controladores e assessoria técnica. Cerca de 80 servidores participarão da primeira fase de cursos e devido à demanda será realizada a segunda edição do evento, em data a ser definida.
Cursos estão sendo viabilizados por meio de parceria entre a Escola de Governo e a CGE
Cleuza Avello, diretora de gestão de pessoas da Escola de Governo, garante que a procura dos servidores pelos cursos oferecidos é animadora. “Há necessidade do repasse de informações sobre estes temas, por isso parabenizo a iniciativa, especialmente a forma como está sendo realizado: numa visão que abarca todas as gestões e com transmissão de conhecimento sobre diversas áreas de atuação. Demonstra o fortalecimento do suporte, de todos envolvidos na máquina administrativa”, ressalta a diretora.
Francisco Netto explica que os cursos foram montados no formato de oficina com foco em prática, ou seja, teoria seguida de prática para fixar o conhecimento e todos os módulos foram elaborados tendo como base a realidade local. “Além do cumprimento das normas exigidas pelos órgãos de controle”, reforça. “A realização desses cursos mostra o interesse do governo em fortalecer os controles, inclusive de maneira preventiva”, finaliza o controlador.
A participação nos cursos garante emissão de certificado e contam como capacitação para o servidor, que também recebe certidão com característica de moção, fator positivo para o gestor.
Cronograma de Cursos
29/01 – Visão geral da Licitação Pública e Termo de Referência
31/01 – Gestão e Fiscalização de Contrato
05/02 – Prestação de Contas Anuais
07/02 – Transparência