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porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
RONDÔNIA - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) concluiu a coleta de dados do Censo Escolar referente ao ano de 2018, das escolas da rede estadual de ensino público. A conferência dos dados colhidos até o momento ocorrerá entre os dias 1º e 15 de abril, sendo esta considerada a segunda fase do Censo Escolar. Vale destacar que a coleta das informações do Censo 2019 serão iniciadas no dia 29 de maio deste ano, informou a gerente de Controle, Avaliação e Estatísticas (GCAE), da Seduc, Francelena Arruda.
Com relação à totalidade de escolas federais, estaduais, municipais e particulares, o percentual de conclusão chega a 98,34% de conclusão, isso porque ainda faltam números da rede privada e municipal para fechar os 100%.
Os dados do Censo Escolar servirão para gerar estatísticas que serão utilizadas por gestores públicos, visando o melhoramento dos índices de aprovação e evasão escolar. Para avaliar o desempenho detalhado dos estudantes, avalia-se a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado a cada dois anos, mais os dados do Censo Escolar.
De acordo com a gerente de Controle, Avaliação e Estatísticas (GCAE), da Seduc, Francelena Arruda, do total de 1.264 escolas em Rondônia (federais, estaduais, municipais e particulares), 21 ainda não entregaram os dados do censo. A gerente destaca que Rondônia tem 410 escolas estaduais, as quais são geridas pela Seduc e o levantamento das informações foi finalizado. “Estamos com 98,34% dos dados coletados. Agora, temos de 1º a 15 de abril para reunir as informações que faltam e corrigir eventuais erros”, atentou a gerente.
O técnico Magno Carvalho explica que a equipe nacional orienta a estadual, que por sua vez orienta a regional, que direciona a municipal. O coordenador estadual do Censo Escolar, Otacilho Antônio de Melo observa que os dados do censo apontam o Movimento do estudante, que é a identificação da saída e entrada de alunos no mesmo ano letivo (transferências e admissões); e o Rendimento, que é a situação do estudante no ano letivo.