• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 27 de julho de 2025

Semusa retorna carros de som como estratégia para reforçar prevenção

Os veículos percorrem os bairros da Capital com mensagens pontuais sobre prevenção e conscientização da doença


Condecom

Publicada em: 16/07/2020 10:28:49 - Atualizado



PORTO VELHO, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretária Municipal de Saúde (Semusa), adotou a estratégica de utilização de carros de som para reforçar as medidas de prevenção e evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 15 veículos circularam com mensagens gravadas para orientar a população sobre formas de combate ao vírus.

Os carros de som começaram a circular em março, no início da pandemia, e percorreram toda cidade de Porto Velho. A orientação à população era para ficar em casa, além de reforçar as medidas de prevenção e os cuidados de higiene como lavar as mãos constantemente com água e sabão, usar álcool em gel, manter o distanciamento social, manter ambientes ventilados e sem aglomeração de pessoas.

Com a evolução da pandemia e aumento dos casos em Porto Velho, os carros de som voltaram a circular, nos bairros em torno das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), da zona sul e leste, com mensagens de conscientização sobre a necessidade de manter o isolamento social devido a superlotação das unidades de saúde e onde procurar ajuda, em caso de sintomas da doença.

A ação é coordenada pelo Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep) da Semusa. De acordo com a diretora, Angelita Mendes, os carros dão visibilidade para as informações e ajuda na conscientização. “Os carros de som ajudam a levar a visibilidade da situação de agravo de uma doença que até então não tem cura. Uma forma de levar até as pessoas a informação de forma clara e objetiva”.

O uso do carro de som é parte de uma série de estratégias que a Prefeitura de Porto Velho por meio da Semusa está fazendo para tentar combater o alastramento do vírus.


Fale conosco