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porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
Porto Velho - RO - Após trinta dias em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaci-Paraná atingiu a marca de 1.072 atendimentos. A nova estrutura foi inaugurada no dia 22 de junho, data em que também prestou os primeiros socorros à população.
A unidade atende casos de urgência e emergência por meio de aferição de pressão arterial, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, além de acolhimento aos pacientes com suspeita da Covid-19. Em julho, foram 203 atendimentos desta natureza.
A UPA Jaci representa um importante reforço no acolhimento da população de nove distritos e também comunidades rurais, dando suporte em saúde para cerca de 100 mil pessoas. A unidade funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
São 10 leitos, sendo duas emergências, equipados com respiradores, sete leitos de observação e um de isolamento, instalado num quarto individual. Ainda conta com laboratório, sala de exames para radiologia e uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A UPA Jaci tem capacidade para realizar o mínimo de 2.250 mil atendimentos mensais. Para isso, conta com uma equipe de 50 profissionais de saúde. Os plantões serão formados por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, um técnico de radiologia, um bioquímico, um técnico de laboratório, além de dois profissionais administrativos. Novos profissionais estão sendo convocados para suporte no acolhimento populacional.
ATENÇÃO BÁSICA
Também no distrito, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Jaci-Paraná atende as necessidades básicas de saúde da população em sua área de abrangência, sendo muitas vezes o primeiro contato do usuário com sistema de saúde. Desde janeiro até 31 de julho, a USF Jaci-Paraná realizou 1.898 atendimentos diversos.
A unidade conta com o compromisso de uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agente comunitário de saúde, odontólogo e auxiliar de consultório dentário.
A USF Jaci-Paraná está capacitada para realizar diferentes serviços como: acolhimento com classificação de risco, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, curativos, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, educação em saúde, entre outras. Em caso de necessidade, encaminha o paciente à outros níveis de atenção.