Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
RONDÔNIA - Para tratar de temas voltados ao futuro do Brasil e do mundo pós-pandemia, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta segunda-feira, 19 da Conferência Internacional Conexão BandNews. O evento celebra os 20 anos do canal noticioso de TV por assinatura do Grupo Bandeirantes. Diversos temas são abordados durante o evento, e Thomé fez parte do tema que discorreu sobre Turismo e Meio Ambiente.
Os debates ocorreram em formato híbrido entre participações presenciais e por videoconferência, e foram mediados pelos jornalistas Eduardo Castro e Marcelo D´Angelo. As gravações em estúdio seguiram todos os protocolos de segurança e contou com um número reduzido de convidados na plateia. O presidente da FIERO respondeu aos questionamentos sobre meio ambiente, sustentabilidade, recursos naturais da Amazônia.
Marcelo Thomé parabenizou o grupo Bandeirantes pelo seu papel de bem informar e que consolida a democracia no país e falou sobre o Fórum Mundial Amazônia+21, ocorrido em novembro de 2020 “Tivemos a oportunidade de promover uma série de diálogos para encontrar novos caminhos da sustentabilidade através do Amazônia+21, realizado pela FIERO em conjunto com a Prefeitura da capital rondoniense, por meio da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) e com apoio da CNI Oportunidade do segmento ambiental para encontrar um novo caminho para enfrentarmos o desmatamento e as queimadas ilegais e assim diminuir os ataques ao bioma da Amazônia. Agenda do Fórum Mundial articula o setor produtivo, academia, poder público, para dar efetividade à geração de negócios sustentáveis”, afirmou.
Os investimentos em infraestrutura foi um ponto ao qual o presidente da FIERO disse que é fundamental para o incremento do turismo na região amazônica. “Temos o turismo de pesca, que é sustentável, mas para que isso seja concretizado passa pela melhoria da malha aérea e melhorar a estrutura dos aeroportos, que recentemente os da região Norte foram entregues à consórcios privados para serem modernizados. Durante o Amazônia+21 foi feita uma pesquisa sobre o quanto a população brasileira conhecia a Amazônia, e apenas 15% dessas pessoas disseram que conheciam a região”, afirmou.
Finalizando, Marcelo Thomé reafirmar o compromisso da indústria brasileira com a agenda da sustentabilidade, através da ciência e da inovação. “O marco regulatório do licenciamento ambiental precisa sair do papel, para destravar a burocracia, sem diminuir os cuidados com o meio ambiente”, reafirmou.
Quanto ao turismo no Brasil, o ministro Gilson Machado afirmou que com a pandemia, foi o primeiro a sofrer os impactos econômicos, e o último a ter a sua recuperação, e acredita que essa retomada se dará através do turismo ecológico. “Temos inúmeras alternativas para serem exploradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Temos um levantamento de que o Brasil foi um dos países que menos demitiu trabalhadores ligados à área do turismo”, disse o ministro.
Junto com Marcelo Thomé, participaram do painel, e com o ministro do Turismo, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, o presidente do Banco Santander Brasil, Sergio Rial e os colunistas do The New York Times, Fabien Cousteau e Gaspard Estrada. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, participou da palestra sobre Economia que antecedeu o painel sobre Turismo e Meio Ambiente.
Sobre o evento
O Conexão Bandnews é inspirado no formato Turning Points, idealizado pelo New York Times, responsável não só pela curadoria deste evento, como também por abrilhantar o debate com a participação de jornalistas daquele veículo. Ele é apresentado ao vivo em todas as plataformas digitais do Bandnews, assim como na TV, com flashes ao vivo do evento, no Jornal da Band e rádios Bandeirantes e Bandnews FM.
Além de Turismo e Meio Ambiente os demais painéis discutem questões sobre Economia e Política; Energia, Brasil e relações Exteriores, Agroindústria e Ciência e Saúde.