• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 27 de abril de 2025

Sindicatos assinam manifesto em defesa da exigência do passaporte vacinal no Instituto Federal de Rondônia

Reconhecemos os sucessivos esforços desta instituição para mitigar a transmissão do vírus entre os integrantes da comunidade escolar


Assessoria

Publicada em: 16/03/2022 10:20:07 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Com o retorno previsto das aulas presenciais da totalidade dos cursos do Instituto Federal de Rondônia - IFRO no ano letivo de 2022 e diante da persistência do cenário pandêmico causado pela Covid-19, nós, servidores desta instituição, manifestamos nossa defesa pela exigência do passaporte vacinal para toda a comunidade como medida fundamental de controle epidemiológico contra o coronavírus. Reconhecemos os sucessivos esforços desta instituição para mitigar a transmissão do vírus entre os integrantes da comunidade escolar.

Tendo em vista a autonomia das instituições de ensino; a lei 13.979 de 2020 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento de emergência de saúde pública em decorrência do coronavírus; o entendimento manifestado pelo STF em 31-12-2021 pela possibilidade de exigência do passaporte vacinal; além do parecer 23/2022 emitido pela procuradoria desta instituição, entendemos ser legítima a exigência do comprovante de vacinação.

Somos uma instituição que defende a ciência e tecnologia e, portanto, devemos estar alinhados ao conhecimento científico, neste momento representado pelo desenvolvimento de vacinas. Considerando o posicionamento da instituição ao longo do período pandêmico, no sentido de garantir a saúde e segurança da comunidade escolar e tendo em vista o iminente retorno às atividades presenciais, solicitamos a exigência do passaporte vacinal, o que pode ser realizado sob o amparo dos documentos aqui mencionados.

O Sintero, como representante dos trabalhadores e trabalhadoras em educação soma-se à luta pelo respeito a saúde, a vida e a ciência e, também, assina este manifestado com intuito de garantir a preservação do bem-estar de todos os membros da comunidade escolar rondoniense. Através de dados disponibilizados diariamente pelas Secretarias Municipais de Saúde, nota-se que em razão do avanço da vacinação tanto de adultos quanto de crianças foi possível constatar que o número de pessoas infectadas, bem como de óbitos, diminuiu drasticamente em razão desta imunização. Portanto, reivindicamos que a proteção da vida seja a prioridade desta instituição que, certamente, utilizará o bom senso e responsabilidade na condução dos seus trabalhos.

ASSINAM ESSE MANIFESTO

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e

Tecnológica – SINASEFE

Seção de Colorado do OesteSeção Sindical de Rondônia

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia – SINTERO



Fale conosco