Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
BRASIL-A partir da próxima sexta-feira (27), o Porto Velho Shopping irá sediar a Semana do Meio Ambiente, com programação até o dia 5 de junho de 2022. O evento, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), contará com área de exposição, workshops, oficinas e palestras em um espaço no Acesso A.
A programação também inclui, no dia 4 de junho, a troca de resíduos pré-selecionados por kits sustentáveis (100 unidades). Já no dia 5 de junho, a ação terá neutralização de CO² emitido por veículos leves durante o seu percurso até o empreendimento, que plantará uma muda de árvore a cada 70 carros privativos que acessarem o Porto Velho Shopping no dia.
O Porto Velho Shopping também será palco da entrega de premiação do 2º Concurso de Desenho para alunos do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais com o tema: "Preservar o hoje é a garantia do amanhã". Serão premiados os 20 melhores desenhos. Os três primeiros colocados ganharão um tablet. Uma solenidade está marcada para o dia 24 de junho, às 19h, no Porto Velho Shopping, para encerrar o ciclo de eventos.
“A sustentabilidade é um dos principais pilares dos shoppings da Ancar Ivanhoe. O Porto Velho Shopping possui diversas iniciativas que corroboram com a preocupação com os recursos naturais, assim como a preocupação com o tratamento adequado e controlado de resíduos e para nós é muito gratificante poder realizar uma programação dessas, que já se tornou tradicional em nosso calendário”, ressaltou o superintendente do Porto Velho Shopping, Cássio Mendonça.
Ao todo são mais de 20 horas de programação, em que serão abordados temas como: desmatamento ambiental, queimadas, licenciamento ambiental, animais silvestres regionais, lixo, maus tratos a animais, poluição sonora, arborização e outros.
Sustentabilidade
O Porto Velho Shopping realiza reciclagem de parte do lixo produzido no empreendimento. Além disso, os óleos coletados nas lanchonetes e restaurantes são reaproveitados para a confecção de sabão em pedra e transformados em tinta. A compostagem é outra ação de sustentabilidade realizada. O processo é caseiro, sem adição de enzimas ou produtos, usando somente restos de alimentos picados, carvão, cal e pó de serra. Em época de verão, são utilizadas folhas secas para ajudar no processo.
Outras ações também são realizadas como a coleta de bituca de cigarros, lâmpadas, pilhas e baterias, papelão e plástico, latinhas, e tampinhas de plástico. A cada 450kg de tampinhas coletadas, uma cadeira de rodas é produzida, para beneficiar o HCAMP.
Para conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente através de ações de sustentabilidade, o Porto Velho Shopping criou a Loja Sustentável. Localizada no primeiro piso, pelo acesso D, ela divulga os projetos e disponibiliza o sabão e hortaliças produzidos no shopping.
Porto Velho Shopping
Desde que foi inaugurado em 2008, o Porto Velho Shopping se tornou o primeiro e único grande centro comercial do estado de Rondônia. É referência em entretenimento, lazer, compras e serviços para toda a região. O empreendimento trouxe marcas e franquias, até então inexistentes na cidade. Hoje, o shopping administrado pela Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, possui mais de 200 operações que movimentam cerca de R$ 500 bilhões em vendas anualmente.
Sobre a Ancar Ivanhoe
Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 1970, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping do Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge e continuou sua trajetória em constante expansão. Atualmente, a Ancar Ivanhoe está presente nas cinco regiões do Brasil e conta com 22 empreendimentos em seu portfólio, entre shoppings em operação e em desenvolvimento.
Programação
- Sexta-feira, 27 de maio
17h00 - Abertura
- Sábado, 28 de maio
10h00 - “Licenciamento Ambiental de Obras”, arquiteta Brenda Li
19h00 - “Contaminação dos corpos d’água", biólogo Mizael Pedersoli
20h00 - “Caça urbana & rural”, bióloga Marcela Álvares
21h00 - “Grandes felinos & Conflitos humanos”, acadêmico de Biologia Lorran Samaritano Lopes
- Domingo, 29 de maio
16h00 - Apresentação do “Movimento de Criação do Dia Nacional de Conservação de Nascentes Urbanas”, Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico e Recuperação Ambiental da Sema
18h00 - “Conhecendo os mamíferos de Rondônia - Lab. de Mastozoologia e Vertebrados Terrestres”, Malu Messias
19h00 - “Caça urbana & rural”, bióloga Marcela Álvares
20h00 - “Grandes felinos & Conflitos humanos”, acadêmico de biologia Lorran Samaritano Lope
21h00 – “Animais Silvestres, Vigilância Epidemiológica e Saúde Única”, bióloga Marcela Álvares
- Segunda, 30 de maio
14h30 – “Unidades de Conservação Ambiental”, Departamento de Proteção e Conservação Ambiental da Sema
18h00 - "Desmatamento e o Mico-de-Rondônia", biólogo João Vitor dos Santos
19h00 - “Serpentes peçonhentas de Rondônia, acadêmico de Biologia Athila Lima Barbosa
20h00 - “Impacto da fragmentação de hábitat nos mamíferos de médio e grande porte”, acadêmica Juliana Miyata
21h00 - "Desmatamento e o Mico-de-Rondônia", biólogo João Vitor dos Santos
- Terça-feira, 31 de maio
14h30 - Cinema Verde e Visita Guiada acompanhada pelo Departamento Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas da SEMA. Instituição Lar Fabiano de Cristo
19h00 - “O que é o licenciamento Ambiental e como funciona”, Departamento de Licenciamento Ambiental da Sema
20h30 - “Revisão do CNAES e dispensas de licenciamento”, Departamento de Licenciamento Ambiental da SEMA
- Quarta-feira, 1º de junho
14h30 - “Educação e Saneamento Básico”, Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico e Recuperação Ambiental da Sema
16h00 - “Índices de queimadas, multas ambientais e demais penalidades”, Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema
17h - “Poluição Sonora”, Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema
19h - “Arborização e renaturalização de igarapés em áreas Urbanas”, Giovanni Bruno Marini
- Quinta-feira, 2 de junho
14h30 - “Vamos falar sobre a Dengue?”, Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas da Sema
17h00 - “Proteção ao Meio Ambiente aliado aos Direitos Fundamentais”, professora Isadora o Departamento de Gestão de Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas da SEMA
18h00 - “Lixo e Economia Circular”, Vinicius Lins Costa
19h00 - “Maus tratos animais” – médico-veterinário Bruno Sadeck e delegada Janaína
- Sexta-feira, 3 de junho
14h30 - “Educação Ambiental e Saneamento Básico”, 0 Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico e Recuperação Ambiental da Sema
16h00 - “Índice de queimadas, multas ambientais e demais penalidades”, Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema
17hh00 - “Poluição Sonora”, Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema
19h00 - “Animais Silvestres, Vigilância Epidemiológica e Saúde Única”, Malu Messias
20h00 - “Animais Silvestres e Zoonoses na Amazônia”, médica-veterinária Paula Morato
21h00 - “Conservação dos Mamíferos de Rondônia”, Malu Messias.
- Sábado, 4 de junho
15h00 - Tour Virtual pelas nascentes urbanas do Município de Porto Velho, h Coordenadoria Municipal de Saneamento Básico e Recuperação Ambiental da Marcelo Barroso (SEMA) e Mestre Tatiane Checchia
17h00 - “Bacias Urbanas do Município de Porto Velho”, Marcelo Barroso (Sema) e Tatiane Checchia
18h00 - “Caça Urbana & Rural”, bióloga Marcela Álvares
19h00 - “Conservação dos Mamíferos de Rondônia”, Malu Messias
20h00 - “Contaminação das águas”, bióloga Mestranda Ana Paula Nascimento
21h00 - “Animais Silvestres, Vigilância Epidemiológica e Saúde Única”, Malu Messias
Domingo, 5 de junho
18h00 – “Conhecendo os mamíferos de Rondônia”, Malu Messias
19h00 – “Animais Silvestres, Vigilância Epidemiológica e Saúde Única”, bióloga Ana Paula Nascimento