• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 26 de abril de 2024

Polícia Civil de Rondônia é considerada a 1ª do país em esclarecimentos de homicídio

Somente no ano de 2020 foram mais de 230 prisões de suspeitos de homicídio no estado.


PC RO

Publicada em: 01/08/2022 16:52:50 - Atualizado


RONDÔNIA - A Polícia Civil do Estado de Rondônia foi considerada pelo Instituto Sou da Paz como a instituição que resolveu 90 % dos homicídios ocorridos nos anos de 2019 e 2020 e solucionados em até 31/12/2021, alcançando o patamar de primeiro lugar do Brasil.

O Instituto Sou da Paz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que promove e apoia ações que contribuam para o aumento do esclarecimento de Homicídios Dolosos.

A quinta Edição do Relatório do Indicador Nacional de Elucidações de Homicídios do Brasil que trouxe Rondônia em destaque nacional. Somente no ano de 2020 foram mais de 230 prisões de suspeitos de homicídio no estado.

O índice nunca alcançado antes, a taxa de 90% de resolução de homicídios foi comparada aos de países europeus, bem superiores média nacional que aponta 44% de esclarecimentos.

O Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios, inspirado nos métodos usados pelos Estados Unidos e outros, visa saber como anda a resposta do Sistema de Justiça Criminal no Brasil com relação às investigações de Homicídios e assim impulsionar boas práticas e contribuir para promover políticas públicas efetivas de prevenção de violência.

Na última edição divulgada em 13/10/2021, Rondônia já havia sido destaque por figurar entre os quatros estados do Brasil que conseguiram alcançar alto índice de eficácia na resolução de homicídios, figurando em 4º lugar, com 74% taxa de esclarecimentos, acima da média nacional e mundial. Sendo que ao longo desse período, continuou apresentando aumento contínuo no esclarecimento dos assassinatos culminando com o primeiro lugar.


Fale conosco