Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
RONDÔNIA - Em mais uma ação para garantir a inclusão, acessibilidade e cidadania, o Ministério Público de Rondônia criou o Serviço de Atendimento em Libras (SELIB), uma ferramenta destinada a garantir comunicação adequada e assertiva com pessoas surdas que acessam a Instituição. A medida considera a pluralidade e diversidade dos públicos do MPRO e representa uma importante medida de aperfeiçoamento no trabalho desenvolvido em favor da sociedade.
O serviço, instituído em consonância com o Planejamento Estratégico, será prestado em modelo remoto ou presencial, sendo executado por profissionais com formação em Libras.
Paralelamente à iniciativa, será realizado o Curso da Língua Brasileira de Sinais para capacitação de cerca de 30 servidores, possibilitando ao MPRO, mais profissionais com expertise na área. A atividade, que integra o Programa de Estudos, Capacitação e Aperfeiçoamento Funcional de Servidores e Estagiários 2022, tem a coordenação da Escola Superior do MPRO (ESMPRO).
Os participantes serão, prioritariamente, servidores que atuam na linha de frente do atendimento, estendendo-se a assistentes, assessores, MP-Residentes e Promotores de Justiça que desejem agregar conhecimento na área.
Com duração de 40 horas, a capacitação terá como ministrante e Tradutora/Intérprete de Libras, Náthali Fernanda Machado Silva, que ensinará habilidades comunicacionais necessárias para o entendimento de Libras.
A intérprete é formada em Letras Português com especialização em Libras, e mestranda do programa de mestrado profissional em Libras dos institutos federais de educação, atuando como intérprete do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e como Coordenadora da Educação Inclusiva (CEI).