• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Ano novo, casa nova? Saiba como transferir a titularidade da conta de energia

Serviço está disponível pelos canais digitais da Energisa 24 horas por dia


ASSESSORIA

Publicada em: 30/01/2023 09:23:30 - Atualizado

RONDÔNIA- O mês de janeiro é marcado por mudanças para muitas famílias, inclusive de endereço residencial. Por isso, a Energisa alerta para a importância de manter o cadastro atualizado e de solicitar a transferência de titularidade da conta de energia quando alugar um imóvel. Segundo o coordenador de atendimento da Energisa em Rondônia, Wannuty Almeida, cerca de 149 mil transferências de titularidade foram solicitadas durante 2022 no estado. Na entrevista abaixo, ele esclarece sobre a importância do cliente ser o titular da conta de energia e sobre como manter o cadastro atualizado, confira:

Qual a importância de ser o titular da conta de energia?

Coordenador: Com isso, o cliente pode solicitar serviços diretamente para a concessionária, como por exemplo, a segunda via completa da conta de energia, inspeção técnica do medidor e outros.

Além disso, a conta de energia pode ser utilizada como comprovante de residência fixa para diversos fins, como por exemplo, a abertura de conta bancária e crédito, admissões em empresas, matrículas em instituições de ensino e inscrições em concursos públicos.

Como o cliente pode solicitar a transferência de titularidade? Tem algum custo?

Coordenador: O cliente pode solicitar a transferência sem custo e de forma segura, ágil e sem sair de casa por meio dos canais digitais de atendimento. Na Agência Digital, o serviço está disponível no site servicos.energisa.com.br, aplicativo Energisa On e pela atendente virtual do WhatsApp pelo gisa.energisa.com.br. O prazo para atendimento da solicitação, de acordo com as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica, é de até 3 0dias úteis na área urbana e 5 dias úteis na área rural. É importante lembrar que esse prazo é válido para aqueles imóveis que já têm uma rede de energia pronta e com padrão de entrada instalado pelo morador.

Quais os documentos que devem ser apresentados?

Coordenador:  São necessários apenas os documentos pessoais do responsável pelo imóvel (RG e CPF ou carteira de motorista), número da unidade consumidora, telefone de contato e, nas situações em que houver necessidade de comprovação da propriedade ou posse do imóvel, o consumidor deverá apresentar documentos válidos que comprovem o vínculo com o imóvel, como por exemplo contrato de aluguel e escritura. É importante informar a lista de equipamentos elétricos para verificar se a rede elétrica é compatível com a demanda de energia necessária. Esse item é imprescindível para pontos comerciais.

Qual é a orientação para quem vai alugar um imóvel?

Coordenador: Antes de alugar o imóvel é importante checar com o locador se todas as faturas foram quitadas e se o inquilino anterior pediu o desligamento de energia. Também é importante solicitar o desligamento da energia quando encerrar o seu contrato de aluguel. Dessa forma, o cliente vai pagar apenas pelo seu consumo no período em que foi responsável pelo imóvel.

Como faço para atualizar meu cadastro na Energisa?

Coordenador: A funcionalidade está disponível no aplicativo Energisa On, na Agência Digital (servicos.energisa.com.br) e pela atendente virtual do whatsapp pelo gisa.energisa.com.br . É necessário informar os dados pessoais e de contato. Manter um cadastro atualizado é importante para receber notificações sobre manutenções preventivas na rede de energia, em que será necessário o desligamento programado, por exemplo.


Fale conosco