Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
RONDÔNIA - O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (Sindsaúde) celebrou importante convênio com o Sindserma – Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada D´Oeste para a elaboração dos laudos técnicos de insalubridade/periculosidade de todos os filiados daquele sindicato, nas áreas de educação e saúde.
A demanda foi apresentada pelos vereadores Trovão e Neguinho, que atuam na base sindical da saúde em Alvorada D`Oeste, e que buscaram uma alternativa para a questão de extrema urgência para o servidor municipal. “Celebramos uma parceira importante com um sindicato que conhece muito do assunto”, dizem os vereadores.
Os trabalhos já estão em andamento nas escolas e unidades de saúde municipais. Após a realização dos laudos o Sindserm terá condições de cobrar junto ao Município o pagamento do valor devido dos adicionais de insalubridade dos servidores.
Segundo a presidente do Sindsaúde, Célia Campos, desde a época da pandemia, ainda há servidores de municípios que ainda não recebem gratificação de insalubridade por falta de laudos, e ressalta que o Sindsaúde está disponível para a realização desse tipo de parcerias.
São servidores que enfrentaram a pior crise sanitária do País, sem qualquer tipo de prestação pecuniária pelo serviço que executaram. Muitos, pelo contrário, pagaram com a própria vida e vários outros ainda estão sem receber esse reconhecimento pecuniário por parte das prefeituras.
“Sabemos da realidade enfrentada por muitos colegas servidores da saúde e, por isso nos disponibilizamos para ajudar. Os sindicatos que estão com esta demanda podem nos procurar e vamos debater uma parceria que possa atender os colegas servidores.
Nosso serviço é essencial”, disse a presidente.