Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
VILHENA, RO - O prefeito de Vilhena (RO), Eduardo Japonês, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo próprio gestor em suas redes sociais na noite de terça-feira (23). Ele disse que segue internado na enfermaria do Hospital Regional, mas o quadro de saúde melhorou.
Japonês havia realizado o teste RT-PCR último no dia 19 de junho, depois de sentir fortes sintomas de gripe. O material tinha sido encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), em Porto Velho, e o resultado positivo para Covid-19 saiu na noite de terça-feira.
"Como vocês já sabem, estou internado desde ontem [segunda-feira] na enfermaria da Central de Atendimento à Covid-19 de Vilhena, com sintomas característicos de coronavírus. Pela análise clínica-epidemiológica, o médico já tinha me diagnosticado estar com o vírus SARS-CoV-2. E agora não há mais dúvida".
"O exame RT-PCR detectou o vírus ativo no meu organismo. Testei positivo pra Covid-19. Mas com o tratamento médico, já estou respirando melhor. Não preciso mais do cateter nasal de oxigênio e me sinto bem. Agradeço imensamente a vocês por todas as mensagens positivas", escreveu o prefeito em seu Facebook.
Na terça-feira de manhã, Japonês tinha postado uma foto na internado na enfermaria e afirmando já estar sem febre, porém ainda precisava de oxigênio. À noite, o quadro clínico do prefeito evoluiu positivamente e ele não precisou mais de ventilação mecânica.
Primeiros sintomas da Covid-19
Eduardo Japonês começou apresentar os sintomas da Covid-19 no dia 14 de junho, um domingo. Ele foi colocado em isolamento social em casa. Na sexta-feira (19) ele fez o teste RT-PCR e o material dele foi encaminhado para o Lacen, em Porto Velho
Primeira-dama infectada
Também na sexta-feira, a primeira-dama, Márcia Tsuru, sentiu sintomas gripais e fez teste rápido em Vilhena, resultando positivo para coronavírus. Os quatro filhos do casal também fizeram testes, mas todos os resultados deram negativos.
Márcia está em isolamento em casa, com sintomas mais leves, segundo a prefeitura de Vilhena.