• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 29 de outubro de 2025

Supremo marca julgamento de recursos de Bolsonaro e mais 6 para a próxima semana

Apenas um réu não recorreu...


AGÊNCIA BRASIL

Publicada em: 28/10/2025 16:13:16 - Atualizado

Supremo marca julgamento de recursos de Bolsonaro e mais 6 para a próxima semana

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, marcou o julgamento dos embargos de declaração dos condenados do Núcleo 1, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, da ação penal sobre tentativa de golpe de Estado, para a Sessão Virtual de 7 a 14 de novembro. Apenas um réu não recorreu.

Dino atendeu à indicação do relator da (AP) 2.668 , ministro Alexandre de Moraes, que recebeu os recursos contra as condenações do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e dos ex-integrantes do primeiro escalonamento de seu governo.

A seleção dos réus do chamado “Núcleo Crucial”, que ficou comandado a trama golpista, foi concluída em 11 de setembro pela Primeira Turma. O julgamento com a integridade da decisão colegiada foi publicado em 22 de outubro, abrindo prazo de cinco dias para as defesas apresentarem seus recursos (embargos de declaração).

Dos oito condenados, apenas o tenente-coronel Mauro Cid não recorreu. Ele é ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e atuoso como réu colaborador na ação penal.

Recursos

Serão julgados os embargos de declaração apresentados pelas defesas de:

  • – Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • – Almir Garnier, almirante e ex-comandante da Marinha;
  • – Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF;
  • – Augusto Heleno, general e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • – Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • – Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
  • – Walter Braga Netto, general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

Fale conosco