• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025

Ucrânia perde 16 blindados fornecidos pelos EUA, mas forças ganham território, diz grupo

Segundo analistas, os veículos Bradley de combate de infantaria representam quase 15% dos 109 enviados pelos EUA


cnn

Publicada em: 12/06/2023 14:59:27 - Atualizado

MUNDO: Nos últimos dias, a Ucrânia perdeu 16 veículos blindados fornecidos pelos EUA, de acordo com uma análise de inteligência de código aberto, quando os militares do país anunciaram que suas forças recuperaram três vilas da Rússia em uma ofensiva na região oriental de Donetsk.

Os 16 veículos Bradley de combate de infantaria americanos destruídos ou danificados e abandonados representam quase 15% dos 109 veículos que Washington enviou a Kiev, de acordo com Jakub Janovsky, do site de inteligência de código aberto holandês Oryx, que vem coletando evidências visuais de perdas de equipamentos militares na Ucrânia desde que a invasão da Rússia começou em 24 de fevereiro de 2022.

O veículo de combate Bradley, que se move sobre trilhos em vez de rodas, pode acomodar cerca de 10 soldados e é usado para transportar pessoal para a batalha enquanto fornece apoio com tiros.

Quando o primeiro lote de mais de 60 Bradleys foi enviado para a Ucrânia no final de janeiro, a tenente-coronel Rebecca D’Angelo, comandante do 841º Batalhão de Transporte do Exército americano, disse que os veículos blindados seriam importantes para as operações ofensivas de Kiev.

“Espero que isso melhore suas capacidades para fornecer avanço no campo de batalha e recuperar o terreno perdido, com equipamentos que correspondam ou superem o que os russos têm”, disse D’Angelo em um relatório do Exército dos EUA.

Mas quando Washington anunciou em janeiro que forneceria Bradleys para a Ucrânia, o analista militar da CNN James “Spider” Marks, um general aposentado, disse que os Bradleys precisariam da combinação certa de outras habilidades, incluindo apoio aéreo, artilharia de longo alcance e inteligência incisiva.

“Um único equipamento como os Bradleys é maravilhoso, mas precisa ser usado em conjunto com todos os outros facilitadores”, disse ele na época.

O apoio aéreo é uma área em que faltam militares da Ucrânia, embora as forças de Kiev devam receber caças multimissão F-16 de aliados ocidentais no futuro.

Apesar da perda dos Bradleys, analistas disseram que isso não significa necessariamente problemas para os esforços da Ucrânia para repelir os invasores russos.

“Dado o tamanho da frente e a intensidade dos combates, eu esperaria tais perdas”, disse Nicholas Drummond, analista da indústria de defesa especializado em guerra terrestre e ex-oficial do Exército britânico.


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`