Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025
MUNDO: Os salões de beleza no Afeganistão receberam um mês para fechar, enquanto os líderes do Talibã no país estendem seu regime repressivo sobre as mulheres, que já estão confinadas em suas casas com proibições de trabalhar e estudar.
Mohammad Sidik Akif Mahajar, porta-voz do Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, confirmou à CNN que a ordem havia sido dada em 24 de junho, com todos os salões fechados até 27 de julho.
Em agosto de 2021, após a retirada caótica dos Estados Unidos e seus aliados, o Talibã retrocedeu décadas de progresso em direitos humanos.
De acordo com um relatório recente de especialistas das Nações Unidas, o Talibã cometeu “violações sistemáticas flagrantes dos direitos das mulheres”, restringindo seu acesso à educação e ao emprego e sua capacidade de se movimentar livremente na sociedade.
O fechamento iminente de salões de beleza diminui ainda mais a liberdade das mulheres e representa um duro golpe econômico para as famílias que dependem deles para obter renda.
Um proprietário de salão em Cabul, que não quis ser identificado por razões de segurança, disse à CNN ela ainda não recebeu uma notificação por escrito sobre o pedido, mas os relatórios de que ela teria que fechar a chocaram.