• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025

Escalada militar em Cuba é tentação para Putin e armadilha para os Estados Unidos

Em meio à Guerra da Ucrânia, exercícios militares russos e norte-americanos em torno da ilha do Caribe servem como demonstração de força


CNN

Publicada em: 20/07/2023 10:59:26 - Atualizado

MUNDO: Após décadas de relações um tanto distantes, Rússia e Cuba estão trabalhando juntas novamente — desta vez, como parte da guerra de Vladimir Putin na Ucrânia.

Começando por volta do aniversário da invasão em fevereiro de 2023, autoridades russas de alto escalão estabeleceram um fluxo constante de visitas públicas a Cuba. Quase um mês se passou sem uma visita de alto nível Rússia-Cuba.

Em março, Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia, e Igor Sechin, o poderoso diretor da petrolífera estatal russa Rosneft, reuniram-se com líderes em Havana.

Então, em abril, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, visitou a ilha como parte de uma viagem regional que incluiu outros dois adversários americanos — Venezuela e Nicarágua.

As visitas aconteceram nos dois sentidos. Em junho, o primeiro-ministro cubano Manuel Marrero Cruz visitou a Rússia por mais de dez dias, incluindo uma reunião com Putin.

Alvaro Lopéz Miera, o ministro da Defesa cubano, viajou a Moscou no final do mês para discussões com seus colegas russos — incluindo Sergei Shoigu, um dos notórios arquitetos da guerra na Ucrânia.


Fale conosco