Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 8 de fevereiro de 2025
MUNDO: O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (21) que o Ocidente está desapontado com os resultados da contraofensiva ucraniana.
“Hoje é óbvio que os curadores ocidentais do regime de Kiev estão claramente desapontados com os resultados da chamada contraofensiva”, disse Putin, usando o nome russo para a capital da Ucrânia, durante uma parte televisionada de uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia.
Putin disse que a contra-ofensiva não trouxe nenhum resultado.
“Nada ajudou – nem os recursos colossais que foram ‘injetados’ no regime de Kiev, nem o fornecimento de armas ocidentais – tanques, artilharia, veículos blindados, mísseis – nem o envio de milhares de mercenários e conselheiros estrangeiros, que foram usados mais ativamente nas tentativas de romper a frente de nosso exército”, disse Putin.
“Ao mesmo tempo, o mundo inteiro vê que o equipamento militar ocidental sensacionalista, equipamento supostamente invulnerável, está queimando nas linhas de frente.”
Desde que a contraofensiva ucraniana começou em junho, a luta se mostrou mais difícil do que alguns esperavam, com o progresso sendo medido em centenas de metros em vez de dezenas de quilômetros.
A Ucrânia esperava usar o impulso para expulsar uma quantidade significativa de forças russas do solo ucraniano e virar a maré da guerra.
Andriy Yermak, um importante conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse a jornalistas no início deste mês que aceitava que a contraofensiva “não estava indo tão rápido; estava lenta”.