• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 13 de junho de 2024

Rússia não tem tropas suficientes para avanço “estratégico” em Kharkiv, diz Otan

Exército de Vladimir Putin fez avanços no nordeste da Ucrânia


CNN

Publicada em: 16/05/2024 16:35:15 - Atualizado

MUNDO: A Otan, a aliança militar ocidental, acredita que a Rússia não tem tropas suficientes para um avanço “estratégico” na região ucraniana de Kharkiv, disse um alto comandante da organização nesta quinta-feira (16).

Ainda assim, o militar reconheceu que as forças de Moscou fizeram “avanços locais” no nordeste da Ucrânia.

Respondendo a uma pergunta sobre o avanço das tropas russas naquela região, o general Christopher Cavoli, Comandante Supremo Aliado na Europa, afirmou em coletiva de imprensa em Bruxelas que “[os russos] não têm a habilidade e a capacidade para o fazer [ataque], para operar na escala necessária para explorar qualquer avanço para obter vantagem estratégica”

A avaliação da Otan acontece após as forças russas terem lançado um ataque surpresa, em 10 de maio, e assumido o controle de várias aldeias perto da fronteira com a Ucrânia.

“[Os russos] têm a capacidade de fazer avanços locais, e conseguiram fazer isso em parte. Eles também sofreram algumas perdas locais, por isso estou em contato muito próximo com os nossos colegas ucranianos e estou confiante de que [a Ucrânia] manterá a linha [de defesa]”, pontuou Cavoli, da Otan.



Fale conosco