Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 24 de fevereiro de 2025
MUNDO: A Otan, a aliança militar ocidental, acredita que a Rússia não tem tropas suficientes para um avanço “estratégico” na região ucraniana de Kharkiv, disse um alto comandante da organização nesta quinta-feira (16).
Ainda assim, o militar reconheceu que as forças de Moscou fizeram “avanços locais” no nordeste da Ucrânia.
Respondendo a uma pergunta sobre o avanço das tropas russas naquela região, o general Christopher Cavoli, Comandante Supremo Aliado na Europa, afirmou em coletiva de imprensa em Bruxelas que “[os russos] não têm a habilidade e a capacidade para o fazer [ataque], para operar na escala necessária para explorar qualquer avanço para obter vantagem estratégica”
A avaliação da Otan acontece após as forças russas terem lançado um ataque surpresa, em 10 de maio, e assumido o controle de várias aldeias perto da fronteira com a Ucrânia.
“[Os russos] têm a capacidade de fazer avanços locais, e conseguiram fazer isso em parte. Eles também sofreram algumas perdas locais, por isso estou em contato muito próximo com os nossos colegas ucranianos e estou confiante de que [a Ucrânia] manterá a linha [de defesa]”, pontuou Cavoli, da Otan.