• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 4 de fevereiro de 2025

EUA vão suspender tarifas sobre o México por um mês após acordo entre Trump e Sheinbaum

Presidente norte-americano concordou em pausar as tarifas de 25% sobre o produtos mexicanos


TERRA

Publicada em: 03/02/2025 15:34:09 - Atualizado


MUNDO: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, disse nesta segunda-feira, 3, que concordou em “pausar imediatamente" as tarifas sobre o México por um mês depois de uma conversa "muito amigável" com a presidente do país, Claudia Sheinbaum.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

No sábado, 1º, Trump assinou três ordens para impor tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, além de taxar em 10% as importações da China. Com o novo acordo, as tarifas de 25% sobre o produtos mexicanos ficam suspensas por um mês.

“Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum, do México. Foi uma conversa muito amigável em que ela concordou em fornecer imediatamente 10 mil soldados mexicanos na fronteira que separa o México e os Estados Unidos. Esses soldados serão especificamente designados para impedir o fluxo de fentanil e imigrantes ilegais para o nosso país”, escreveu Trump na rede social Truth Social.

Em uma publicação feita em sua rede social X, Sheinbaum confirmou o acordo para suspensão da tarifa. Em troca da pausa na aplicação de tarifas de 25% contra suas exportações aos EUA, o México reforçará a fronteira com 10 mil homens da Guarda Nacional para combater o tráfico de drogas, especialmente de fentanil, um opioide sintético responsável pela maior parte das overdoses nos EUA nos últimos anos.

Além disso, os EUA concordaram em ampliar a fiscalização de armas traficadas na direção sul da fronteira. "Nossas equipes começarão hoje (segunda-feira, 3) a trabalhar em duas áreas: segurança e comércio", disse Sheinbaum.

- O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.
- Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
- As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio.
- As tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora.


Fale conosco