Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 16 de outubro de 2026

MUNDO: O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (16) as primeiras fotos do papa Leão XIV desde que ele foi internado, no último dia 13 de outubro, para ser submetido a uma cirurgia de remoção de um tumor maligno no pulmão.
As imagens mostram o pontífice de 71 anos rezando uma missa em uma sala no 10º andar do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. A celebração teve a presença de profissionais da saúde e de gendarmes do Vaticano.
"Em sua homilia, o Papa agradeceu a toda a equipe pelo trabalho que realizam diariamente, cuidando dos doentes e de sua fragilidade e, de maneira especial, pelo que fizeram e fazem por ele", disse a Sala de Imprensa da Santa Sé, acrescentando que Leão XIV está de "bom humor" e manteve as atividades de trabalho nesta sexta.
De acordo com o boletim médico mais recente, o pontífice "realizou exames de sangue e uma radiografia do tórax, que confirmaram a melhora constante de seu estado geral".
"Prosseguem as sessões de fisioterapia respiratória. A recuperação pós-operatória permite ao Papa realizar normalmente as atividades cotidianas", afirmou o comunicado.
A previsão inicial era de que Leão XIV ficaria hospitalizado por cerca de uma semana. Segundo o Vaticano, "os médicos não modificaram esse prazo". "Por enquanto, não temos notícia de variações", disse um porta-voz, após ser questionado por jornalistas se o pontífice poderia receber alta neste sábado (17).
A Santa Sé, no entanto, confirmou que o Papa celebrará o Angelus do próximo domingo (18), ainda que o formato não esteja claro. A oração é pronunciada todos os domingos pelo líder católico de uma janela do Palácio Apostólico voltada para a Praça São Pedro, mas, na última quinta (15), o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, declarou que o Papa poderia fazer o Angelus no próprio hospital.
Leão XIV está internado desde 13 de outubro e removeu uma parte do pulmão direito devido a um nódulo cancerígeno diagnosticado como adenocarcinoma, tumor que se forma em células glandulares e nos alvéolos do órgão.
Todos os seus compromissos até 20 de outubro foram cancelados, porém a viagem para a América do Sul, entre 6 e 17 de novembro, segue na agenda, embora a mais longa missão apostólica de seu pontificado ainda dependa de novos exames e da velocidade de recuperação do líder católico.