Pelo menos três brasileiros estão entre as 18 pessoas feridas no acidente de ônibus ocorrido no estado de Quintana Roo, no México, na terça-feira (19). A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O órgão afirma que não há registro de brasileiros entre as vítimas fatais e que o plantão do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México está em contato com os cidadãos brasileiros afetados e seus familiares, acompanhando o caso e prestando assistência consular.
O ônibus transportava 31 passageiros que iam para um tour na zona arqueológica de Chacchoben. O número mortos no acidente, chega a 12 — incluindo um menor de idade e o guia turístico que acompanhava o grupo. Onze pessoas foram a óbito no local e uma última morreu em um hospital da região. Entre as vítimas fatais e feridos, há cidadãos de nacionalidades como Estados Unidos e Suécia, segundo comunicado divulgado pela Secretaria de Turismo de Quintana Roo e pelo Ministério Público do estado.
Os órgãos ainda reforçam que o acidente ocorreu no km 5 da estrada entre as cidades de Mahahual e Cafetal, que ficam nas proximidades de Cancún, um dos principais destinos turísticos do país. Parte dos viajantes havia chegado ao México para um cruzeiro da companhia Royal Caribbean. Em nota, a empresa afirma que expressa seus mais profundos sentimentos a todos os envolvidos no desastre.
"Estamos fazendo tudo o que podemos para cuidar dos nossos hóspedes, incluindo assistência médica e transporte. Vinte e sete hóspedes dos nossos navios Celebrity Equinox e Serenade of the Seas estavam em um passeio de ônibus a caminho das Ruínas de Chacchoben. Estamos trabalhando junto com as autoridades locais para saber mais sobre o acidente", diz o informe.
O comunicado da Secretaria de Turismo de Quintana Roo afirma que está tomando todas as medidas necessárias para atender as vítimas e seus familiares, assim como estabelecendo investigações para esclarecer as causas do acidente.