Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 21 de dezembro de 2024
O ministro da Defesa sérvio Alelsandar Vulin referiu hoje à televisão estatal sérvia que durante sua visita a Moscovo esta semana, o Presidente da Sérvia Aleksandar Vucic e o Presidente russo Vladimir Putin concordaram estabelecer "um elevado nível de cooperação militar".
Vulin disse que a Sérvia pretende comprar seis helicópteros MI-17 e garantir uma base para os aparelhos russos, que na prática permitiria a presença na região de pessoal militar russo.
Referiu ainda que o reforço dos laços militares, e a outros níveis, com a Rússia "alterou significativamente e reforçou" a posição internacional da Sérvia.
Em outubro, a Força Aérea da Sérvia recebeu seis caças MiG-29 da Rússia, que também prometeu a entrega de 30 tanques de combate e 30 veículos blindados, e quando ainda permanecem presentes as memórias do conflito que destrui a Jugoslávia na década de 1990, na Croácia, Bósnia-Herzegovina e Kosovo.
Belgrado e Moscovo estão ainda a discutir o fornecimento de sistemas de mísseis Buk-M1 e Buk-M2. Em paralelo, a Sérvia está a negociar a entrega de mais seis MiG-29 e provavelmente sistemas de defesa aéreo S-300, provenientes da Bielorrússia.
A Sérvia está ainda envolvida num processo de negociações com Bruxelas sobre a adesão à União Europeia (UE). Mas sob a pressão de Moscovo, assinalam observadores, Belgrado tem tentado que diversos países da região se mantenham fora da órbita da NATO.
A Sérvia, que reclama neutralidade militar, é membro do programa Parceria para a Paz da Aliança e promove, separadamente, exercícios militares com os russos e com a aliança militar ocidental.