• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Ex-chefe de campanha de Donald Trump pode pegar 80 anos de cadeia se for condenado


R7

Publicada em: 30/10/2017 16:09:03 - Atualizado

MUNDO- O ex-chefe de campanha de Donald Trump, Paul Manafort, pode pegar até 80 anos de cadeia se for condenado por todos os crimes dos quais é acusado, como conspiração contra os Estados Unidos e lavagem de dinheiro, segundo a imprensa norte-americana. Já seu ex-sócio Rick Gates pode ser sentenciado a 70 anos de prisão.

Os dois acusados se declararam inocentes de todos os crimes no caso que apura supostas interferências da Rússia nas eleições norte-americanas de 2016. Eles compareceram a um tribunal federal de Washington para uma audiência de incriminação e negaram todas as denúncias.

As acusações contra Manafort são as primeiras decorrentes de um inquérito do assessor especial do Departamento de Justiça Robert Mueller.

Manafort e Gates foram indiciados na sexta-feira (27) no Distrito de Columbia, mas o indiciamento só teve o sigilo derrubado nesta segunda-feira (30) depois de após ambos terem se apresentado ao FBI, informou o gabinete do assessor especial.

"O indiciamento contém 12 acusações: conspiração contra os Estados Unidos, conspiração para lavagem dinheiro, agente não registrado de autoridade estrangeira, testemunhos falsos e enganosos, falsos testemunhos e sete acusações de falha em registrar relatórios de bancos e contas financeiras estrangeiras", afirmou o escritório em comunicado.

O indiciamento afirma que Manafort e Gates receberam milhões de dólares por trabalhos realizados para partidos políticos e lideranças da Ucrânia, e lavaram dinheiro por meio de entidades norte-americanas e estrangeiras para esconder os pagamentos entre 2006 e pelo menos 2016.

Os dois esconderam seu trabalho e os ganhos como agentes de partidos políticos ucranianos, segundo a acusação.

Manafort, de 68 anos, atuou como gerente de campanha de Trump entre junho e agosto de 2016 e renunciou em meio a relatos segundo os quais ele teria recebido milhões de dólares de pagamentos ilegais de um partido político ucraniano pró-Rússia.

O diretor do FBI Mueller está investigando os negócios financeiros e imobiliários de Manafort e seu trabalho anterior para aquele grupo político, o Partido das Regiões, que apoiava o ex-líder ucraniano Viktor Yanukovich, disseram fontes à Reuters.

Gates é um parceiro de negócios de Manafort de longa data e tem ligações com muitos dos mesmos oligarcas russos e ucranianos. Ele também serviu como vice de Manafort durante sua breve passagem como gerente de campanha do presidente.

Trump negou as alegações de conluio com os russos e rotulou o inquérito de "uma caça às bruxas". O Kremlin também refutou as alegações.

Pouco antes de o inquérito sobre Manafort vir à tona, Kellyanne Conway, a principal conselheira presidencial, insistiu que quaisquer acusações não necessariamente implicarão Trump ou sua campanha.

"Aconteça o que acontecer hoje com a investigação Mueller, nem sequer sabemos se tem qualquer coisa a ver com a campanha...", disse Conway na rede Fox.


Fale conosco