• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 18 de outubro de 2024

Forças de Bashar al-Aassad voltam a atacar Duma, reduto rebelde em Guta Oriental


G1

Publicada em: 06/04/2018 14:57:11 - Atualizado

MUNDO- As forças de Bashar al-Assad entraram na área de Duma, controlada pelos rebeldes, em Guta Oriental, perto de Damasco, nesta sexta-feira (6), informou a TV estatal síria. A entrada aconteceu depois de ataques aéreos pesados na cidade, segundo a imprensa estatal e uma organização que monitora a guerra.

O grupo rebelde Jaish al-Islam, que resiste em Duma, disse que sua artilharia e sua brigada de foguetes responderam aos ataques do governo, mas negou ter atingido áreas residenciais de Damasco.

A ação do governo sírio ocorre depois que negociações entre o regime de Bashar Al-Assad e os rebeldes não avançaram. “As negociações fracassaram. No que diz respeito a Duma, a solução é resolver militarmente”, disse à Reuters um comandante da aliança militar regional que apóia Assad.

A autoridade política do Jaish al-Islam disse nesta terça que o grupo rebelde não quer fechar a porta das negociações para que as partes cheguem a um acordo pacífico. "Nós não queremos fechar a porta que pode levar a poupar sangue de civis e alcançar uma situação pacífica", disse em uma entrevista à TV al-Hadath.

A conquista de Duma selaria a maior vitória do presidente Bashar al-Assad desde 2016, e o deixaria em posição muito favorável no conflito que surgiu dos protestos contra seu governo sete anos atrás.

Mortes

As imagens transmitidas pela TV estatal mostraram nuvens de fumaça subindo da área onde a ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos diz que dezenas de milhares de pessoas estão abrigadas.

O Observatório disse que duas pessoas foram mortas e 25 ficaram feridas em uma dúzia de ataques aéreos contra Duma. Ele disse que os aviões de guerra provavelmente eram russos.

A TV pró-oposição disse que mais de 20 pessoas foram mortas nos ataques aéreos. A mídia estatal disse que uma criança foi morta e 15 civis ficaram feridos em bombardeios do Jaish al-Islam a áreas residenciais de Damasco.

A TV estatal afirmou ainda que p Jaish al-Islam bombardeou um ponto de passagem fora de Duma e uma área residencial, provocando os ataques aéreos em uma cidade onde o Observatório afirma que dezenas de milhares de pessoas ainda estão acampadas.

O Observatório disse que as conversas mediadas pela Rússia entre o governo e o Jaish al-Islam entraram em colapso, e que as propostas do Jaish al-Islam para permanecer na área como uma força de segurança local foram rejeitadas.


Fale conosco