• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 5 de fevereiro de 2025

Militares ucranianos serão treinados nos Estados Unidos para uso de bateria antiaérea

Grupo de pelo menos 90 pessoas vai aprender a operar, manter e sustentar o sistema defensivo fornecido pelo governo americano


R7

Publicada em: 11/01/2023 13:48:45 - Atualizado


MUNDO - Os Estados Unidos vão treinar militares ucranianos em seu território, especificamente no estado de Oklahoma, para o uso de baterias antiaéreas Patriot que o país anunciou que enviará à Ucrânia.

O porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, disse em entrevista coletiva que o treinamento começará na próxima semana com um grupo inicial de entre 90 e 100 militares ucranianos na base Fort Sill, em Oklahoma.

Os militares vão aprender a "operar, manter e sustentar o sistema defensivo durante um período de treinamento que deve durar vários meses", acrescentou.
Ryder não especificou se no futuro haverá mais ucranianos treinando o uso dos Patriots — os EUA anunciaram por enquanto que enviarão apenas uma bateria — e lembrou que uma bateria antiaérea desse tipo requer ao menos 90 pessoas dedicadas a sua operação e manutenção.

O porta-voz explicou que foi decidido realizar esse treinamento nos EUA, e não na Europa, porque a escola de treinamento para o uso do Patriot, tanto para as forças americanas como para seus aliados, fica em Fort Sill.

Portanto, os militares ucranianos serão treinados naquela base militar para que a capacitação possa ser concluída o mais rápido possível.

"Os Patriot contribuirão para a capacidade de defesa aérea da Ucrânia", disse Ryder, além de ressaltar que a Rússia intensificou os bombardeios na Ucrânia.

    Ele acrescentou que as baterias ajudarão os ucranianos, que vão escolher os alvos, a "abater mísseis balísticos e aeronaves do adversário".

    O porta-voz disse que desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, os EUA têm fornecido treinamento militar às forças ucranianas em seu território, mas não revelou de qual tipo ou a quantos.

    O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em dezembro um pacote de ajuda militar de US$ 1,85 bilhão para a Ucrânia que pela primeira vez incluiu o sistema antiaéreo Patriot, que os ucranianos vinham pedindo havia meses.


    Fale conosco