Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de maio de 2025
Uma comitiva da Subseção de Jaru da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), formada pelo presidente Indiano Pedroso e os advogados, Alexandre de Morais, Rosecleide Dutra Damasceno e Everton Queiroz, estiveram na tarde desta quinta-feira (10) visitando as obras do novo presídio do município que está sendo construído no km 05 da RO 463 (linha 623).
Acompanhou a comitiva, o diretor da Casa de Detenção do município Fred Barbosa, o agente Robson Gomes e o proprietário da construtora responsável pela obra, Luís Junior.
A equipe vistoriou áreas externas, galerias, celas, ala de dependentes, enfermaria, administração, auditório e sala da OAB, todas as instalações encontram-se parcialmente concluídas.
Dr. Indiano, diz que a visita objetivou inspecionar as instalações para observar se a unidade prisional atenderá os critérios de segurança e a garantia de integralidade aos detentos.
Novo Presídio
O presídio contempla um modelo com padrão internacional, e terá a capacidade de abrigar 388 detentos em aproximadamente 7.000 m² de área construída e área total de14.000m². A unidade está sendo edificada com recursos federais na ordem de R$ 12.700.370,31 por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, via Caixa Econômica Federal.
O projeto da unidade é fruto de uma mobilização da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que busca pelo menos a construção de mais quatro unidades prisionais de padrão internacional no Brasil.
A obra teve início em 26/06/2014 e sua previsão inicial de conclusão era para 18/12/2015, mas devido atraso no repasse do recurso para a construtora houve paralisações. O responsável pela empresa L.V construtora, Luís Junior, acredita que a unidade será entregue no máximo até dezembro deste ano.