Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA - Com o intuito de reforçar a segurança da população no período carnavalesco, o governo de Rondônia intensifica ações de segurança em todo o perímetro dos estabelecimentos penais e em blocos de rua de Porto Velho, por meio da atuação da Polícia Penal, no período de 21 de fevereiro a 9 de março.
As operações acontecem de forma integrada, entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), e contam com a execução da Gerência Especializada em Operações Penais (Geop), por meio do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) e da Unidade de Monitoramento Eletrônico (Umesp), visando garantir a tranquilidade e segurança da população.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações de segurança promovem tranquilidade e bem-estar ao cidadão. “O governo tem trabalhado para que mesmo com o movimento intenso do Carnaval, a segurança não seja comprometida, atuando de forma organizada e integrada para que todos estejam seguros, foliões e população em geral, nas demais regiões do estado”, ressaltou.
AÇÕES DA POLÍCIA PENAL
As ações seguem um planejamento estratégico, específico para o período carnavalesco, a fim de garantir o cumprimento de normas legais e manutenção da ordem pública. O Gape ampliou as rondas nos perímetros dos estabelecimentos penais, com intensificação no período noturno, visando coibir possíveis fugas e arremessos de objetos ilícitos para dentro das unidades. Seguindo o planejamento, o grupamento já iniciou o patrulhamento em blocos carnavalescos, atuando com a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO).
FISCALIZAÇÃO DE MONITORADOS
Policiais penais da Umesp realizam a fiscalização de forma presencial nos blocos carnavalescos, flagrando indivíduos que estão em descumprimento às regras de monitoramento eletrônico, e de forma remota, rastreando e capturando possíveis monitorados fora de suas rotas.
RESULTADOS
Ao longo dos dias 21 e 23 de fevereiro, foram realizadas diversas abordagens pela Polícia Penal, resultando nas seguintes apreensões e ações:
O diretor-geral da Polícia Penal, Célio Luiz de Lima, afirmou que as ações integradas sempre resultam em números positivos para a segurança pública. Os trabalhos iniciais já demonstram isso, com o cumprimento de mandado, recaptura e recolhimento de monitorados. “Quando tiramos esses indivíduos em descumprimento com a lei do meio desses blocos que têm a presença de várias famílias e até menores de idade, proporcionamos uma maior segurança para a população.”