Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 6 de dezembro de 2025

PORTO VELHO, RO - Railson Ferreira da Silva foi novamente levado ao sistema prisional nesta sexta-feira (5), após a Justiça restabelecer sua prisão preventiva. Ele é apontado como responsável por auxiliar Vinícius Wallace na fuga logo após o assassinato de Jaiane Lemos e Everaldo Oliveira, ocorrido em maio de 2024, na zona Sul da capital.
A nova ordem de prisão foi determinada depois que o Ministério Público recorreu da decisão que havia colocado Railson em liberdade em agosto. Segundo o órgão, a participação dele na fuga foi essencial para facilitar a ação criminosa e medidas alternativas não seriam suficientes diante da gravidade do caso.
O crime ocorreu quando Vinícius pulou o muro da residência de Jaiane, destruiu a porta de vidro para entrar e efetuou disparos que tiraram a vida da ex-namorada e de Everaldo. A filha pequena de Jaiane, de apenas 1 ano e 8 meses, presenciou o ataque. Uma adolescente que estava no imóvel também viu a ação.
Logo após os disparos, Vinícius deixou o local pelo mesmo muro e embarcou no carro conduzido por Railson, fugindo em seguida. Quatro dias depois, o autor dos tiros se entregou à polícia.
Railson havia sido liberado por ser réu primário, ter emprego, residência fixa e manter bom comportamento no período em que permaneceu preso. No entanto, o MP argumentou que tais fatores não afastam o risco que sua liberdade representaria para o andamento do processo.
Parentes e amigos das vítimas seguem mobilizados para cobrar justiça. A mãe de Jaiane, Rosa Maria, relatou a dor da família e afirmou que espera uma resposta firme das autoridades para que a morte da filha e de Everaldo não fique impune.