• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

PF prende prefeito de Humaitá-AM, seu vice e mais três vereadores


Rondonoticias

Publicada em: 27/03/2018 13:46:49 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - A Operação "Lex Talionis" desencadeada pela Polícia Federal na manhã desta terça feira, 27, prendeu o prefeito do município de Humaitá-AM, Herivâneo Vieira de Oliveira (PROS), seu vice, Rademacker Chaves (PSD), além de três vereadores da cidade amazonense, distante 200 km da capital.

A operação visa desarticular integrantes da associação criminosa que incendiou e destruiu prédios públicos e veículos e móveis do Ibama, ICMBio e Incra, em 27 de outubro do ano passado.

Os nomes dos vereadores foram revelados e são: Antônio Carlos Martins de Almeida, Manoel Domingos Santos Neves (vice-presidente da Casa de Leis) e Aldemir Riça Júnior. Já Raimundo José Santiago está foragido, As prisões são temporárias.

De acordo com informações prestadas pelo Superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Caio Rodrigo Pellim, dos 13 mandados de prisão temporária, apenas três ainda não foram cumpridos. Os presos foram removidos para Porto Velho e estão na carceragem da PF.

AUTORES DO CRIME:

O delegado detalhou a operação durante coletiva de imprensa e disse que os autores dos crimes foram mesmo garimpeiros, revoltados com a fiscalização de órgãos ambientais contra a garimpagem ilegal.

Sobre a participação dos agentes políticos presos nesta manhã, 27, Pellim disse que eles influenciaram e participaram de forma mediata “nesse atentado contra os órgãos públicos federais”.

"Lex Talionis " o nome da operação é uma demonstração de força do “Estado brasileiro contra aqueles que ousam reagir a uma ação legitima de fiscalização”.

Herivâneo é empresário e bastante conhecido na capital. Era proprietário da loja de eletrodomésticos Eletroseixas.

LEX TALIONIS: PF realiza operação para prender criminosos de incêndio no Ibama







Fale conosco