• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 7 de setembro de 2025

Mais de 2.500 pessoas foram multadas usando celular ao volante

Em Porto Velho, 427 pessoas foram multadas somente nos quatro primeiros meses deste ano.


Rondonoticias

Publicada em: 27/05/2022 13:54:56 - Atualizado


RONDÔNIA - Utilizar o celular enquanto dirige é uma das principais causas de mortes no trânsito do Brasil. O  uso do aparelho é responsável por inúmeros acidentes.

O Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia registrou nos meses de janeiro a abril de 2022, 2.602 infrações de trânsito pelo uso de celular, resultado das fiscalizações feitas por agentes de trânsito nas ruas. No ano passado, 8.867 pessoas foram multadas pelo mesmo motivo. Em Porto Velho, 427 pessoas foram notificadas somente nos quatro primeiros meses deste ano.

No ano de 2021, o país registrou 28 multas por uso de celular ao volante a cada hora, segundo o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), além disso, uso do celular no trânsito é responsável por quase 50% dos casos de distração por parte do motorista.

Falar no celular ao volante é uma infração prevista no inciso VI do artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. O motorista flagrado pela fiscalização ao telefone está sujeito à multa de R$ 130,16 e mais quatro pontos na CNH por estar cometendo infração média.

Se o condutor for flagrado enquanto manuseia o celular ou digita mensagem durante a condução do veículo, a punição é ainda maior: a infração é gravíssima, pesa sete pontos na CNH e a multa é de R$ 293,47.

Essa infração se dá pelo uso o celular para realizar qualquer tipo de tarefa: fazer chamada de voz ou vídeo, mandar mensagem, enviar áudio, usar redes sociais etc.

É válido ressaltar, ainda, que mesmo ao parar o carro no sinal, não é permitido o uso do celular.


Fale conosco