• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico é debatida

O encontro ocorreu na sede da Fiero e contou com a participação de lideranças empresariais.


Rondonoticias - Assessoria

Publicada em: 13/06/2018 17:32:07 - Atualizado


PORTO VELHO, RONDÔNIA - O Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 13, com um grupo de lideranças empresariais para discutir a criação do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Econômico do Município. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O conselho, deliberativo e consultivo, terá como objetivo elaborar projetos e ações para a capital ao longo de 20 anos.

O prefeito Hildon Chaves afirmou que a entidade será gerida por uma Governança composta pela sociedade civil organizada, pelo poder público, faculdades e instituições públicas e privadas, que discutirão, em conjunto, as propostas da gestão municipal. “Queremos garantir que os projetos desencadeados pela administração municipal a longo prazo não sofram interferência política”, frisou o prefeito.

Para ele, a parceria com a iniciativa privada faz-se necessário para que haja o alinhamento institucional à criação da Governança. “Como prefeito, não tenho a expertise necessária para executar um trabalho desse nível para que possamos fomentar o desenvolvimento da nossa capital, por isso necessitamos de apoio técnico”, disse.

O chefe do Executivo municipal afirmou ainda que o grupo que se encontrava ali (na Fiero) era suprapartidário e é justamente essa pluralidade, segundo ele, que interessa, “pois o relatório de Diagnóstico Socioeconômico de Porto Velho é um trabalho técnico que busca melhorar a cidade como um todo".

De acordo com Hildon, apesar de o Município de Porto Velho ser maior que o Estado de Sergipe, ainda tem uma representação mínima na economia do Estado. “A base da economia encontra-se no interior, e não queremos mudar esse quadro, mas melhorar e fomentar o que já produzimos aqui na capital a partir da criação de políticas públicas voltadas para os diversos segmentos"

Segundo Marcelo Tomé, presidente da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), que coordenou o Diagnóstico Socioeconômico, atualmente existe uma gestão com alinhamento político, ideológico, desenvolvimentista e compromissada com o Município. “A nossa preocupação é garantir o desenvolvimento da capital a longo prazo”, concluiu.


Fale conosco