Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Uma viagem realizada entre os dias 25 e 27 de agosto pelo deputado estadual Afonso Cândido (PL) à Brasília (DF) motivou uma denúncia de utilização indevida da máquina pública para fins eleitorais, abuso de poder econômico, entre outras supostas infrações ou crimes.
A denúncia, que foi informada às autoridades competentes, dá conta de que Affonso Cândido, que é candidato ao cargo de prefeito da cidade de Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado, teria utilizado de recursos da ALE/RO para promover gravações de campanha ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os dados de transparência da ALE/RO, Affonso Cândido foi nessa data à Brasília para tratar de "assuntos legislativos pertinentes ao estado de Rondônia" em reunião com o deputado federal Fernando Máximo (UNIÃO).
Porém, nesse mesmo período, Cândido apareceu em vídeos eleitorais ao lado de Bolsonaro, o que de acordo com a denúncia configuraria a suposta irregularidade, uma vez que além da passagem ter sido bancada pela população rondoniense, o deputado Affonso Cândido ainda recebeu o valor de R$ 6,060 mil em diárias pela viagem.
Vale destacar que o desvio de finalidade na justificativa de viagem ou uso de diárias, ou uso de diárias públicas, pode culminar em sanções administrativas e até criminais, caso comprovado alguma irregularidade.
O caso está sendo analisado pelas autoridades competentes.