• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

Gado em reservas florestais pode destruir o vigor da pecuária de Rondônia

Conforme o deputado, os pecuaristas já estabelecidos em áreas dentro dessas reservas, antes da criação da Lei...


Redação

Publicada em: 10/10/2024 14:43:03 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: O presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALE/RO, deputado Pedro Fernandes (PTB), analisou os impactos e legalidade da criação das áreas de reservas florestais pelo ex-governador Confúcio Moura (MDB), fez um alerta preocupante durante sessão plenária realizada nesta última semana.

Conforme o deputado, os pecuaristas já estabelecidos em áreas dentro dessas reservas, antes da criação da Lei, estão sendo impedidos pela Justiça de negociar sua produção e até de levar insumos para dentro de suas propriedades.

O alerta dado foi por conta do grande número de gado dentro dessa região que ficaram impedidos de serem negociados e parados nos currais, podem acabar gerando um surto animal, acabando com a pecuária de Rondônia.

"Lá em Buritis uma pessoa se matou por isso, é um absurdo o que acontece. Nós vamos criar o caos no estado de Rondônia, de repente até uma causa de sanidade animal, porque se cancelar as fichas do IDARON e se der um foco de febre aftosa, destrói o mercado da carne em nosso Estado, que lutamos tanto para ficarmos livres para a exportação", disse o deputado Pedro Fernandes.

A CPI vem realizando diversas oitivas para entender o que pode ser feito para solucionar essa questão antes que a situação piore de forma irreversível.


Fale conosco