Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 25 de abril de 2025
RONDÔNIA: A verba indenizatória é um direito garantido aos deputados estaduais para arcarem com os custos de manutenção de seus gabinetes. Eles contratam o serviço, recebem a nota e apresentam ao departamento financeiro da ALE/RO, que os repassa conforme o valor mensal declarado.
Entre os parlamentares que mais receberam dinheiro proveniente dessa "indenização", está o deputado Delegado Rodrigo Camargo, que entre os meses de janeiro a outubro desse ano já embolsou R$ 748.217,97 somente do seu direito à verba indenizatória.
Durante o mesmo período, o deputado federal Thiago Flores, que também é delegado e é do mesmo partido de Camargo, o Republicanos, recebeu R$ 379.980,16 de verba indenizatória, ou seja, menos da metade do que abocanhou o seu correligionário deputado estadual Delegado Camargo (REPU) no estado de Rondônia.
Os gastos de verba indenizatória são recursos dispendidos para pagar despesas como combustíveis, alimentação, material de escritório, divulgação parlamentar, entre outros custos necessários ao desempenho legislativo.
Atuante, Camargo é um parlamentar presente em todo o Estado, singular por ser um deputado que preza a transparência nos projetos debatidos na ALE/RO. Ele possui um ônibus que utiliza a estrutura de um gabinete móvel, o que deve contribuir direta ou indiretamente para o alto custo de sua verba indenizatória.