Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 24 de abril de 2025
PORTO VELHO-RO: Cada vez mais importante dentro do ambiente escolar, o trabalho desempenhado pelos psicólogos educacionais que atuam no governo de Rondônia vêm sendo tratado como uma espécie de "segunda categoria", sem denominação de atividade específica e fora das gratificações do plano de cargos e carreiras da Secretaria Estadual de Educação - SEDUC.
Por conta da aprovação e execução do plano de cargos e carreiras, esses psicólogos, além de ficarem de fora, tiveram seus salários reduzidos com o fim da gratificação de atividade específica, que era paga no valor de R$ 180.
Essa situação vem gerando desconforto entre a categoria e o Governo do Estado, sendo que o caso foi parar no conhecimento do parlamento estadual, que, por um Requerimento encaminhado ao governador Marcos Rocha (UNIÃO), pediu esclarecimentos sobre o que será feito para solucionar essa questão.
Antes denominado de Analista Educacional, a atividade dos psicólogos educacionais ainda não foi regulamentada dentro do sistema estadual de Educação, porém passou a ter essa atual denominação por conta de força de Lei.
O governador deve responder ao Requerimento do parlamento nos próximos dias.