Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 15 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), vetou o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Alekis Palitot, que concede o título de utilidade pública da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia - NIKKEY.
Segundo Chaves, não houve cumprimento da Lei Municipal de concessão de utilidade pública, motivo que o levou a assinar o veto integral da proposta que visa prestigiar uma das comunidades mais tradicionais de Porto Velho, a japonesa.
"Registre-se que os autos ainda não estão devidamente instruídos para análise que o caso requer, considerando os moldes do Legislativo Municipal. Assim, em pese seus méritos propostos, o Projeto de Lei deverá ser vetado integralmente", justificou o prefeito Hildon Chaves.
Criado no ano de 1994, a Associação NIKKEY se mantém integrada à sociedade portovelhenses, com a realização de grandes ações que sempre apresentaram a trajetória da imigração japonesa na capital rondoniense.
Para ser aprovado, o projeto precisa retornar à Câmara Municipal, onde o veto do prefeito pode ser derrubado, porém, nem Chaves e nem Palitot seguirão em seus mandatos a partir de 2025, fato que pode "enterrar" a pauta, que havia sido aprovada pela atual legislatura.