Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 14 de janeiro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou a agenda de compromissos desta terça-feira (10) após ser submetido a uma cirurgia de emergência na madrugada. O principal compromisso cancelado seria uma recepção oficial ao primeiro-ministro da Eslováquia , Robert Fico, que está em visita ao Brasil, além de uma reunião com o chefe de governo eslovaco.
Além do encontro com Fico, Lula teria uma série de reuniões com ministros, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes) e Nísia Trindade (Saúde). Até o momento, não há informações sobre quais ajustes serão feitos na agenda ou quando os compromissos poderão ser reagendados.
O presidente foi transferido para São Paulo e submetido a uma cirurgia cerebral após sentir dores de cabeça. Inicialmente, ele foi atendido na unidade do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde exames identificaram uma hemorragia cerebral, consequência de um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro do Palácio do Alvorada.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, vai assumir os compromissos de Lula nesta terça (10), segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência.
Alckmin está em São Carlos (SP), onde participaria de um evento às 9h antes de retornar a Brasília, porém o compromisso foi cancelado, e o governo informou que Alckmin já estava voltando para a capital por volta das 7h40.
Após o procedimento, o boletim médico divulgou que a cirurgia transcorreu bem, e o presidente encontra-se em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. O estado de saúde de Lula é monitorado, e ele está sendo acompanhado pela equipe médica.