• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 11 de dezembro de 2024

Lei do deputado Alan Queiroz sobre prevenção do diabetes nas escolas é aprovada

A lei tem como objetivo agir como um instrumento de prevenção à doença...


Texto: Jorge Fernando

Publicada em: 11/12/2024 15:03:10 - Atualizado

Foto: Reprodução

RONDÔNIA: Foi aprovado nesta semana pela Casa de Leis o projeto de lei que visa implementar ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e privadas de Rondônia. 

De autoria do deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), o projeto tem como objetivo atuar como um instrumento eficaz na prevenção da doença.

Foto: Daiane Mendonça

O diabetes é uma doença crônica incurável que necessita de prevenção, por sua vez, tratamento e controle adequados. A doença atinge não só adultos, mas também crianças e adolescentes, grande parte dos quais está matriculada na rede pública e particular de ensino no âmbito do estado de Rondônia. O objetivo desta lei é prevenir, detectar a doença ou evidências de vir a ocorrer, visando evitar ou protelar o seu aparecimento.

O parlamentar destaca que a aprovação da lei é uma medida de proteção importante para as crianças e adolescentes do estado. “A aprovação deste projeto de lei representa um grande passo na luta contra o diabetes, uma doença que tem crescido cada vez mais entre os jovens. Com essa medida, queremos garantir que todos os estudantes da rede pública e privada de Rondônia tenham acesso a ações de prevenção e controle, com o objetivo de evitar complicações futuras. Acredito que a educação e a conscientização são fundamentais nesse processo”, finalizou.

Com o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes, é possível evitar ou diminuir as graves complicações decorrentes do desconhecimento do diabetes. Além disso, é uma forma de conscientizar pacientes, familiares e a comunidade escolar sobre o tema, para trabalhar a adequada alimentação e prática de atividade física junto aos portadores de diabetes ou aos que apresentem risco do seu aparecimento. 


Fale conosco