• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de fevereiro de 2025

Maurão de Carvalho, ex-presidente da ALE-RO, é detido em Operação do GAECO

A ação ocorreu na residência do ex-deputado, que foi levado para a Central de Polícia, onde se iniciou o procedimento legal referente ao caso...


MP/RO

Publicada em: 12/02/2025 10:12:23 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Nesta quarta-feira (12,02), uma operação do GAECO prendeu Maurão de Carvalho, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, em cumprimento a um mandado de prisão relacionado a um processo de peculato iniciado em 2010, ainda decorrente da conhecida Operação Dominó.

A ação ocorreu na residência do ex-deputado, que foi levado para a Central de Polícia, onde se iniciou o procedimento legal referente ao caso.

A prisão faz parte de uma investigação que apura o desvio de recursos públicos durante a gestão de Maurão na ALE-RO. O caso, que se arrasta na Justiça há mais de dez anos, envolve alegações de mal uso de verbas da Assembleia Legislativa e investiga irregularidades na aplicação desses recursos durante o mandato de Carvalho.

Conforme o MP, o esquema, conhecido como "folha paralela", era configurado por meio de nomeações de servidores no Poder Legislativo estadual. O ex-parlamentar foi considerado culpado por desviar R$ 590.699,48 por meio desse esquema e ocultar os valores obtidos utilizando contas de empresas.

Os investigadores apuraram que o esquema seria liderado pelo então presidente e contava com a participação de quase todos os 24 (vinte e quatro) deputados estaduais, que, juntos, teriam desviado o total de R$ 11.371.646,83 no período de junho de 2004 a junho de 2005.

A prisão do ex-deputado é decorrente da condenação já transitada em julgado e o cumprimento de 11 anos e 7 meses se dará em regime fechado.

Maurão passou por exames médicos no IML, e foi encaminhado ao presídio estadual.


Fale conosco