• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 14 de agosto de 2025

“O governador baixou imposto para bares e restaurantes”, anuncia empresário Cláudio Hikaque

O presidente do Sindicato dos Distribuidores de Bebidas do Estado de Rondônia foi o entrevistado desta quinta (14)


Redação

Publicada em: 14/08/2025 13:07:40 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta quinta-feira (14) recebeu o presidente do Sindicato dos Distribuidores de Bebidas do Estado de Rondônia (SINDIBER), Cláudio Hikaque, que falou sobre os efeitos na economia com a redução do tributo para bares e restaurantes decretada pelo Governo de Rondônia.

De acordo com Cláudio Hikaque, essa redução na alíquota do crédito presumido para o setor é uma luta de anos que agora se tornou realidade.

“Parece pouco, mas se contar percentualmente, nós teremos uma redução de 30% da taxa tributária. Eu acho que uma vitória como essa, fruto do diálogo com as autoridades, possui um efeito psicológico muito positivo nos empresários. Eu me sinto muito feliz em ver o Estado dedicado nessa pauta. A carga maior de um restaurante não vem da matéria-prima; o que pesa em um restaurante é a mão de obra. Nós temos um número defasado de aproximadamente 600 restaurantes em Porto Velho”, disse Cláudio Hikaque.

Segundo o empresário, essa redução chega como um alento para o setor empresarial, acostumado a lidar com medidas que apenas apertam os empreendedores.

“Redução de tributos é uma palavra mágica para o empresário, já que geralmente só se fala em aumento de impostos. Aqui estão atuando para preservar uma cadeia comercial de forma inteligente, porque novos empreendimentos deverão abrir e a arrecadação do Estado pode, inclusive, aumentar”, comentou.

Para ele, essa redução também irá fomentar o turismo gastronômico, que já é motivo de orgulho para o estado.

“Eu recebo a maior parte dos turistas internacionais e é motivo de orgulho quando levamos um turista para um restaurante e ele se agrada. Isso traz um orgulho para Rondônia e só vem melhorando. Às vezes trazemos diretores de outras empresas e levamos com todo o orgulho para nossos restaurantes”, ressaltou.

A boa relação com o Governo foi destacada por Hikaque, que afirmou que esse diálogo vem de gestões passadas e se mantém até hoje.

“Não apenas neste governo, mas nos anteriores também, sempre houve um bom relacionamento com o empresariado de bares e restaurantes. Essa relação hoje é profissional, sempre com orientação, porque é o empresário que traz mais tributos. Nós temos passado por boas marés”, afirmou.

Ele também destacou a necessidade urgente de qualificar a mão de obra no estado de Rondônia.

“Uma ação conjunta poderá melhorar essa questão da qualificação. É necessário fazer uma frente formada por profissionais mais experientes ensinando os mais jovens. Entre uma série de medidas alinhadas à geração de emprego e renda, essa pode ser uma alternativa”, disse.

Por fim, o presidente do SINDIBER agradeceu o empenho das autoridades na pauta que beneficiará o setor de bares e restaurantes.

“O presidente da ALE/RO entendeu a importância dessa pauta e abraçou a causa, dando celeridade na aprovação da redução de impostos dentro do Parlamento do Estado. Eu fico muito feliz por conseguirmos esse resultado, que irá alimentar toda uma cadeia produtiva”, finalizou Cláudio Hikaque.

Veja a Voz do Povo: 


Fale conosco