• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 19 de agosto de 2025

Silvia Cristina desafia tubarões e desponta em voo de cruzeiro na corrida ao Senado

Nos cenários divulgados, Fernando Máximo aparece numericamente na frente, mas o quadro entre Marcos Rocha...


Redação

Publicada em: 19/08/2025 10:33:10 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Na disputa pelo Senado de 2026 em Rondônia, a deputada federal Silvia Cristina-PP surge como um dos nomes mais fortes, mesmo competindo com figuras de peso como o governador Marcos Rocha e o senador Marcos Rogério. O que chama a atenção é que, em meio a “tubarões políticos”, Silvia mostra vitalidade eleitoral e ganha espaço entre o eleitorado.

O que comprova essa liderança ascendente de Sílvia é uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, realizada entre os dias 9 e 13 de agosto feita em 36 municípios do estado, que trouxe números que acendem o alerta nos grupos adversários.

Apesar de os levantamentos se concentrarem nos maiores centros urbanos, foram justamente omitidas as pequenas cidades — redutos onde Silvia Cristina construiu uma base sólida e praticamente inabalável. O voto das pequenas cidades do interior rondoniense, não costuma oscilar: é fruto da presença física da pré-candidata, de sua simplicidade no trato com as pessoas e até da disponibilidade em atender ligações diretas de quem a procura. É a política que ainda conversa olho no olho, algo cada vez mais raro.

Nos cenários divulgados, Fernando Máximo aparece numericamente na frente, mas o quadro entre Marcos Rocha, Marcos Rogério e Silvia Cristina revela uma disputa truncada e indefinida. No primeiro modelo de pesquisa, ela figura com 31,6%, pouco atrás de Rocha (33,5%). Já no cenário que inclui Marcos Rogério, a diferença entre os três fica ainda mais estreita: Rogério com 32,8%, Rocha com 29,4% e Silvia com 27,1%. Uma margem mínima dentro do erro estatístico.

Outro dado relevante é o da rejeição. Enquanto nomes experientes como Confúcio Moura aparecem com índices elevados, Silvia Cristina figura na parte baixa da tabela — sinal de que sua imagem ainda é bem aceita pela maior parte do eleitorado, o que amplia seu potencial de crescimento.

Com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e grau de confiança de 95%, o levantamento confirma o que muitos analistas já apontavam: a eleição para o Senado em Rondônia não será um passeio para governadores e senadores tradicionais. Silvia Cristina entra na disputa como força real, apoiada em um eleitorado fiel das pequenas cidades, onde seu nome se tornou sinônimo de proximidade e simplicidade.

CONFIRA A PESQUISA: PESQUISA COMPLETA


Fale conosco