Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 13 de dezembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - O vereador Fernando Silva levou um duro “passa fora” durante a audiência pública que discutia a Lei de Organização Básica da Polícia Militar (LOB), realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). A reprimenda partiu do deputado estadual Eyder Brasil, presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa.
A situação constrangedora ocorreu após Fernando Silva direcionar sua fala ao comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Régis Braguim, atacando diretamente a honra do oficial ao fazer acusações de cunho pessoal, insinuando envolvimento em um suposto crime doméstico.
Diante da gravidade das declarações, Eyder Brasil cortou imediatamente o microfone do vereador e fez um pronunciamento firme: “Essa Casa não vai se ater a problemas pessoais. O senhor vá tratar disso na Câmara Municipal. Não vamos permitir que aqui seja usado para politicagem. Aqui não é palanque. Se tem problemas com o comandante, vá resolver na rua ou na Câmara Municipal”, disparou o deputado.
Ao longo da audiência, Eyder precisou endurecer a condução dos trabalhos em diversos momentos, em razão dos ânimos acirrados e dos embates registrados no plenário, que estava lotado por policiais militares.
A Polícia Legislativa foi acionada para garantir a ordem no ambiente, e a fala do vereador Fernando Silva foi retirada dos registros oficiais da Assembleia. Segundo fontes do Rondonoticias, o parlamentar almeja uma vaga de deputado estadual e estaria na iminência de queimar o comandante que tem bastante prestígio com a tropa e é possível potencial candidato nas eleições de 2026.
Após o episódio, o coronel Régis Braguim afirmou que tomará as medidas cabíveis e que o vereador responderá judicialmente pelas acusações feitas durante a audiência pública.
VEJA O VÍDEO: