• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 12 de setembro de 2025

Marco Aurélio vota a favor de depoimento por escrito de Bolsonaro

O relator original do caso, ministro Celso de Mello, havia ordenado o depoimento presencial...


Assessoria

Publicada em: 24/09/2020 15:22:35 - Atualizado

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu seu voto a favor de que o presidente Jair Bolsonaro preste depoimento por escrito no inquérito que apura se houve tentativa de interferência na Polícia Federal.

Marco Aurélio é o relator substituto do recurso em que a Advocacia-Geral da União pede para o depoimento do presidente ser feito por escrito.Na quarta-feira (23), o ministro liberou o caso para análise no plenário virtual (onde todos os ministros votam remotamente) e inseriu seu voto no sistema interno do STF. 

A TV Globo teve acesso ao documento. O relator original do caso, ministro Celso de Mello, havia ordenado o depoimento presencial. Como Celso de Mello está de licença médica até o fim desta semana, Marco Aurélio assumiu, seguindo as regras regimentais.

Celso de Mello havia argumentado que as explicações por escrito são permitidas aos chefes dos três poderes da República que figurem como testemunhas ou vítimas, não quando na condição de investigados ou réus. Nesse caso, Bolsonaro é investigado. Segundo o documento obtido pela TV Globo, Marco Aurélio vai defender que o presidente tem a prerrogativa de depor por escrito mesmo quando aparece como investigado num inquérito.


Fale conosco