Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
BRASIL - Depois de desistir do nome da deputada Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho, nesta terça-feira (20), o PTB decidiu indicar Helton Yomura, atual secretário-executivo da pasta, para o cargo.
A informação já teria sido repassada ao ministro da articulação política, Carlos Marun, conforme o blog do Valdo Cruz, no portal G1.
Já para o lugar de Yomura o partido vai indicar Leonardo Arantes, sobrinho de Jovair Arantes, que é líder da legenda na Câmara dos Deputados.
O presidente do PTB, Roberto Jefferson, pai de Cristiane Brasil, usou suas redes sociais, nesta tarde, para justificar a decisão. "Diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste 1º semestre, o PTB declina da indicação da deputada Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho", escreveu.
"A decisão do partido visa proteger a integridade de Cristiane e não deixar parada a administração do ministério. Agradecemos ao presidente Michel Temer e aos companheiros do partido pelo apoio e respeito com Cristiane Brasil durante esse período de caça às bruxas", completou Jefferson.
O governo trava há quase dois meses uma guerra jurídica com o Poder Judiciário pela nomeação da deputada. Ela foi impedida de assumir pela primeira instância federal por condenações na área trabalhista.
A suspensão foi mantida pela segunda instância e, posteriormente, pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que revogou decisão do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).