• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 6 de julho de 2025

Defesa de Bolsonaro alega que Michelle não é apoiadora comum em propaganda

Advogados de campanha consideram que Michelle é uma apoiadora diferenciada na condição de primeira dama


cnn

Publicada em: 05/09/2022 10:13:40 - Atualizado

A defesa do presidente Jair Bolsonaro afirmou ao site que vai argumentar ao Tribunal Superior Eleitoral que a primeira dama Michelle Bolsonaro não é uma apoiadora comum, o que, para os advogados, justificaria a participação dela em mais de 25% do horário eleitoral.

Uma resolução do TSE de 2019 prevê este limite a “pessoas apoiadoras”. No entanto, para o advogado da campanha de Jair Bolsonaro, o ex-ministro do TSE Tarcísio Vieira, a regra deixa dúvidas.

O objetivo é saber se a proibição vale para todos os tipos de apoiadores e de mídias também. Na semana passada, decisão liminar retirou do ar propaganda em que Michelle aparecia mais do que Bolsonaro, tanto no rádio quanto na TV. O caso vai à julgamento em plenário no TSE, nesta semana.

No fim de semana, houve a divulgação oficial de uma segunda inserção com Michelle Bolsonaro no rádio e na TV, novamente com objetivo de atrair voto do eleitorado feminino. Porém, dessa vez, parte do material exibe somente a voz da primeira dama e não a imagem.

Advogados de campanhas adversárias viram a nova propaganda como um drible. A defesa de Bolsonaro afirmou se tratar de uma versão adaptada para não fugir das regras, mas que se o TSE condená-la também será retirada do ar.

Além de limitar o tempo de apoiadores, a resolução em questão afirma que são vedadas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.


Fale conosco