Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Com muita maestria o grupo de profissionais do Hospital Cosme e Damião realizou uma cirurgia cardíaca para correção de uma doença congênita rara. Um menino de 4 anos portador de Tetralogia de Fallot recebeu a implantação de um marcapasso definitivo no coração.
A cirurgia foi realizada no Hospital de Base Dr Ari Pinheiro e devolveu à criança a possibilidade de estender seus anos de vida, isso porque, dos indivíduos que nascem com a doença, apenas 11% chegam aos 20 anos de idade e somente 3% logra viver até os 40 anos.
Isso porque a enfermidade se trata de um conjunto de malformações no músculo do coração, aorta e na válvula pulmonar, a condição acaba prejudicando a circulação sanguínea que passa pelo pulmão e isso gera uma circulação pobre em oxigênio, fazendo com o que a criança apresente baixíssimos níveis de saturação, ocasionando desmaios acompanhado com uma coloração na pele arroxeada, por isso também é conhecida como Síndrome do Bebê Azul.
As principais causas apontadas para o desenvolvimento da doença em bebes incluem infecção materna, durante a gravidez, por Rubéola, alcoolismo materno e história familiar.