Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
BRASIL -Em meio a uma nova onda de calor que afeta todo o país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias. O aviso vai até quinta-feira (21). Segundo o órgão, o índice deve ficar entre 20% e 30% em várias regiões brasileiras (veja mapa abaixo).
A umidade do ar estará baixa em localidades espalhadas por 16 estados e mais o Distrito Federal:
E qual a relação da baixa umidade com a nossa saúde? O tempo seco pode levar a problemas respiratórios, cansaço, dor de cabeça, narinas e olhos ressacados. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias, como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros.
Por que sentimos desconfortos respiratórios quando o tempo está seco? Isso acontece porque um dos mecanismos de defesa que temos para as vias aéreas é o muco. Com o ar seco, esse muco também seca e isso piora a obstrução.
O melhor remédio para a secura é ingerir bastante líquido. Por isso, idosos e crianças tendem a sofrer mais quando a umidade do ar está mais baixa, já que esquecem de beber água com frequência.
Hidratação: beber bastante líquido é importante para hidratar a pele e a mucosa — Foto: Crédito: iStockPhotos
Caso a pessoa apresente tosse intensa, aumento de catarro, chiado e falta de ar, é recomendável procurar atendimento médico.
No vídeo abaixo, o g1 explica se a emissão de poluentes pode prejudicar a beleza do nascer e pôr do sol, deixando-os menos brilhantes e intensos.